Contagem alcançou mais um importante reconhecimento em gestão pública, ao receber o “Selo Ouro” no ranking nacional de transparência, divulgado pelo Portal Nacional de Transparência Pública, no dia 13 de novembro. O selo representa um avanço significativo na gestão do município nos últimos quatro anos.
Conquista do Selo Ouro demonstra o compromisso da atual gestão com a transparência pública
No início da atual gestão, em 2021, Contagem tinha a classificação de “opaca” no acesso à informação. Em 2022, Contagem atingiu o nível “Intermediário”, com um índice de 72,12%. No ano seguinte, 2023, subiu para o nível “Prata” com um índice de 77,78%, até alcançar o desejado “Ouro”, em 2024, com um índice de 85,59%.
Evolução da avaliação do nível de transparência da gestão do município entre os anos de 2022 e 2024 - Arte: Wendell Rafael/PMC
Dos 128 portais avaliados em Minas Gerais, apenas 11 conseguiram atingir o nível ouro, destacando Contagem como uma das cidades mais comprometidas com a transparência pública.
O “Selo Ouro”, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), reconhece a qualidade da transparência do município, ou seja, a disponibilização dos dados de interesse público no portal da Prefeitura. Em apenas três anos, Contagem evoluiu de um índice intermediário para o nível ouro, superando a média estadual e demonstrando um compromisso sólido com a abertura e a prestação de contas à população.
Painel mostra avaliação relativa à transparência da gestão pública recebida pelo município - Imagem: reprodução tela do site Radar da Transparência
A controladora-geral do Município, Nicolle Blemer, celebrou a conquista e destacou o esforço realizado para alcançar esses resultados. "O “Selo Ouro’, conferido pela Atricon, é a confirmação de que Contagem prioriza a transparência, não apenas como um direito do cidadão, mas como uma ação concreta que possibilita, de fato, a fiscalização e o controle social, bem como viabiliza a participação da sociedade na gestão pública”.
De acordo com ela, a concessão do selo exigirá ainda mais da gestão, não apenas para manter os índices alcançados, mas também para melhorá-los. “Nossa meta é evoluir ainda mais, não só para obter os certificados, mas para prestar serviços com mais qualidade e transparência", afirmou Nicolle.
O Radar da Transparência Pública é uma plataforma digital que apresenta os níveis de transparência ativa dos poderes e instituições governamentais em todo o Brasil. A população tem fácil acesso a essa ferramenta, podendo pesquisar e analisar as informações do local que desejar, por meio do endereço https://radardatransparencia.atricon.org.br/panel.html.